Fonte. http://www.youtube.com/watch?v=wNPsSCkbNy0
.
Alfazema, conheça seus benefícios! | Imagem: Reprodução
O chá de alfazema tem como princípios ativos: cumarina, taninos, saponinas, princípio amargo, óleo volátil (linalol) com perfume característico da alfazema. Este chá é bastante usado nos tratamentos de dor de cabeça e nevralgias, insônia, vertigens, bronquite crônica, nervosismo, asma brônquica, astenia, também contra problemas estomacais, como dispepsias, cólicas, flatulência e mau hálito.
Se for consumido em altas doses, pode ser depressiva do sistema nervoso e causar sonolência. Assim como outras plantas, não deve ser consumida em excesso e não se devem fazer tratamentos sem orientação médica. Outras contra-indicações: pessoas com úlcera devem evitar o consumo do chá.
Modos de usar esta planta | Imagem: Reprodução
- Ferver juntos: 10g ou 2 colheres de folhas secas picadas para cada meio litro de água e tomar uma xícara, duas vezes ao dia;
- Colocar 5g ou uma colher de sopa de flores de alfazema em uma xícara de água fervendo e deixar por 5 minutos. Pode ser adoçado com mel e bebido 4 vezes ao dia.
- Colocar 10 gramas ou duas colheres de sopa em 1 litro de álcool neutro ou de cereais. É antisséptico e cicatrizante e, em massagens, alivia dores reumáticas;
- Colocar 50 gramas de flores em um litro de água por 15 dias e coar. Serve para contusões, alivia as dores e desincha.
- Colocar um punhado de flores de alfazema em 750ml de azeite e deixar por 20 dias, depois desse tempo, filtrar em tecido de linho.
Esse óleo pode ser consumido para aliviar cansaço: pingando algumas gotas num torrão de açúcar e desmanchando-o lentamente na boca e também pingar algumas gotas nos pulsos e nas têmporas.
Escrito por: Redação
Veja mais tratamentos para: Bronquite, Cólicas, Depressão, Enjoo, Espinhas, Gases, Insônia, Pressão Alta, Resfriado, Sinusite
Fonte: Conheça o chá de alfazema e suas aplicações!
Fonte; http://www.remedio-caseiro.com/conheca-o-cha-de-alfazema-e-suas-aplicacoes/
A
Fonte: Lista de doenças de A a Z
Fonte; http://www.remedio-caseiro.com/lista-doencas/
Imagem: Reprodução
O ipê roxo na medicina
Pesquisadores americanos estudaram o ipê roxo e descobriram que na sua casca existe uma substância que pode até matar um certo tipo de célula cancerígena. Isso pode proporcionar mais um novo tratamento na luta contra o câncer de pulmão, e não para por aí. Os cientistas já estão usando essa substância milagrosa para fazer testes clínicos em humanos contra uma das piores formas de câncer, o câncer de pâncreas.
Seus benefícios nesta luta trazem boas expectativas, pois a substância extraída pode não ter efeitos colaterais. Agindo em tumores sólidos, ele metaboliza-os e gera morte celular e diferente de outros tratamentos não danifica outras células. Além disso, ele altera a capacidade do tecido cancerígeno de reparar seu DNA, ou seja, sem reparação o câncer não tem como voltar. Isto é um grande avanço, pois como sabemos, todos que já tiveram câncer uma vez estão suscetíveis a ao retorno da doença.
Muito comum na Europa e na América do Norte, a verbena é uma planta medicinal frequentemente associada à erva daninha. Com um efeito calmante contra o nervosismo e outros distúrbios no intestino ou gástricos relacionados ao estresse, a planta acabou conhecida por ser a matéria prima de uma infusão poderosa no combate a esses problemas nervosos.
Imagem: Reprodução
Utilizando as folhas secas, o chá de verbena é capaz de acalmar e aliviar dores extremadas com o estresse ou nervosismo. Na planta, seus constituintes são: óleo essencial, glicosídeos iridóide, taninos e princípios amargos. Vale lembrar que em território nacional, essa erva medicinal também é conhecida pelos nomes populares Planta de Sorte, Urgebão, Erva de Fígado e Erva de Ferro.
Muito do poder feminino se encontra nas unhas! Quase toda mulher gosta de mantê-las compridas, bonitas, bem tratadas. Mas o que fazer quando você não consegue deixá-las crescer? Provavelmente, é um problema que surge devido à falta de resistência e força das mesmas! Vários motivos podem ser os causadores disto: desde falta de tratamento adequado, doenças diversas ou falta de vitaminas e sais minerais. Roer as unhas também as deixa quebradiças e mais propensas à descascarem. Este hábito deve ser evitado por quem deseja mudar o visual das unhas que quebram constantemente!
Imagem: Reprodução
Hoje em dia já existem meios alternativos de ter este desejo realizado: Algumas apelam para as unhas postiças. Mas e se elas não forem suficientes pra você? Vale a pena investir em meios para deixá-las bonitas e resistentes com tratamentos caseiros.
Fonte: Faça suas unhas crescerem bonitas com algumas receitas
Fonte; Postar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest
Conhecida cientificamente com o nome Tithonia diversifolia, a Mão de Deus é uma planta herbácea muito utilizada na medicina popular para vários tratamentos. Mesmo com origem na América Central, é possível encontrar essa planta em diversos países da Ásia, África e América do Sul. Em território brasileiro, a Mão de Deus também é chamada de minigirassol e margaridão.
Imagem: Reprodução/TopTropicals
Para que serve esta planta?
Estudos apontaram que a Mão de Deus tem propriedades terapêuticas para o combate à malária e ainda consegue ser antidiabética, podendo ainda tratar o tipo 2 dessa doença. É possível também que alguns extratos da planta ajam contra o HIV. Popularmente as pessoas usavam a planta herbácea para atenuar a síndrome de abstinência a drogas psicotrópicas – álcool e fumo – em dependentes químicos. Os pacientes que usam a planta dizem que, durante o tratamento, seus organismos se sentem enjoados ao pensar em utilizar o álcool. Muitos dos pacientes acompanhados com esse tratamento conseguiram deixar o vício. O chá da planta é também utilizado para tratar diarreias, dores de cabeça, malária, ascaridíase, febre e hepatite.
Nativa da América Central, mais precisamente no México, a Mão de Deus é também utilizada em outras regiões do mundo com fins terapêuticos. No seu local de origem, os extratos das folhas são utilizados para tratar hematomas e ferimentos. Confira outros locais e seus usos:
Misture 2 colheres de sopa das folhas trituradas para cada litro de água e deixe cozinhar por 4 ou 5 minutos a partir do momento que levantar fervura. Retire do fogo quando já tiver cozinhado e deixe repousando com uma tampa por 10 minutos para que apure bem as propriedades da planta. Coe o chá e beba de 2 a 3 xícaras ao dia, geladas ou em temperatura ambiente.
Todo tratamento, mesmo que natural, deve ser acompanhado por um médico ou até mesmo ditado por este profissional. Algumas substâncias podem ter efeitos maléficos ao organismo de certas pessoas, principalmente as alérgicas a alguma das propriedades. Ao aparecer qualquer sintoma suspeito, corra para a emergência imediatamente e suspenda o uso do tratamento.
Resgate do conhecimento das ervas medicinais e orientação sobre alimentação saudável, sua importância e respectivas receitas caseiras.
Fonte; http://www.youtube.com/watch?v=cA1U99F5ntU
Postar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest
Foto: Reprodução
Depois de várias pesquisas satisfatórias, mais uma acabou por descobrir os poderes da batata yacon para o tratamento da diabetes. Pesquisadores da Universidade de França (Unifran), em São Paulo, descobriram que o consumo diário desse tubérculo pode ajudar no controle da glicemia em pessoas que portam a diabetes do tipo 2. De acordo com o estudo, a batata yacon se apresenta rica em frutooligossacárideo, um carboidrato que age parecido com as fibras do organismo. Como o corpo não é eficiente na quebra rápida das moléculas desse carboidrato, a absorção é lenta, logo, o açúcar que vai para o sangue é liberado em pequenas quantidades, o que equilibra as taxas de glicose e auxilia a controlar esse tipo de diabetes.